Cumprindo a promessa de trazer a Floripa sempre novos profissionais e técnicas inovadoras, a Zaius te convida pra mais uma das nossas bombásticas oficinas, dessa vez com o fera Michel Ramalho, capista de revistas como Recreio e Picolé e autor de uma porrada de HQs nacionais lindíssimas. Não precisa acreditar na gente – confere o trabalho do cara nos links abaixo e segura o queixo no lugar!
 
 
 
 
Vão ser 04 horas de oficina no dia 01/09, na sede da Zaius no centrão de Floripa, com direito a muita prática, estudos de caso e um coffee break pra dar uma relaxada.

 

 
 
SOBRE O CURSO
 
A oficina de Ilustração com Técnica Mista tem como objetivo explorar o uso de diferentes materiais como aquarela, guache, acrílica, lápis de cor, giz pastel, fotografia, etc, para criação de obras fluidas, usando de processos práticos de pintura com ou sem lineart e com experimentação para uma finalização mais solta e orgânica, visando um resultado mais fluido. A ideia é aprender a utilizar dos “erros” de percurso para favorecer a arte e criar novas soluções a partir desses acidentes felizes, e utilizar dos diversos materiais que temos acesso para o melhor resultado. O processo de entendimento da ideia, pesquisa, esboço e finalização, assim como escolha de referências, finalização e paleta de cor serão apresentados de forma prática.
 
 
PÚBLICO-ALVO
 
Estudantes, ilustradores, curiosos e afins, com ou sem experiência, a partir de 12 anos.
 
PRÉ-REQUISITOS
 
Conhecimentos básicos em desenho.
 
MATERIAIS NECESSÁRIOS
 
Papel, canetas, lápis hb, lápis 2b, lápis de cores e borracha (materiais alternativos serão fornecidos no dia pela escola).
 
CONTEÚDO TEÓRICO
 
– Pesquisa e referências;
– Briefing e escolha do formato;
Estilos de ilustração e público alvo;
– Thumbnails e experimentação de poses e composição,
– Paleta de cores;
– Colorização e finalização;
 
DATA E HORÁRIO
 
01 de setembro, das 13:00 às 17:00 (04 horas de duração)
No dia será servido coffee break para os alunos.
 
SOBRE O PROFESSOR
 
Michel Ramalho é um Ilustrador, Quadrinista e Designer paranaense hoje residente do interior São Paulo. Estudou arte digital e quadrinhos na Quanta Academia de Artes e Desenho Técnico no SENAI. Iniciou sua carreira ilustrando para os mercados didático e publicitário e colaborando com publicações como os jornais Notícias De Lençóis e Sabadão Do Povo e a revista Almanaque Digital da Tatuagem. Participou do livro Histórias Incomuns, é co-autor e ilustrador da série Estranha Melodia e do álbum Até o Fim, e autor das HQs De noite amanheço, lançada em 2015, Dois, lançada em 2016, e do livro Légume e O Tempo, financiado pela plataforma de crowdfunding Catarse em 2017, entre outros. Colaborou ainda com livros infantis e antologias, como capista e escritor.
Obteve Menção Honrosa da Prefeitura Municipal De Lençóis Paulista pelo projeto de Literatura Infanto Juvenil Estranha Melodia, em 2013, e pela criação da capa e participação literária no livro Escritos Lençoeneses 2014, no ano seguinte.
Trabalha hoje como ilustrador freelancer, fazendo ilustrações para revistas como Recreio e Picolé, trabalhou em projetos para instituições como Embratur, Fiat, WBeer, Stella Atrois, Faber Castell entre outras, e desenvolveu parcerias com agências e empresas de comunicação como Studio Caan, Pict Studio, Birdo Studio e Café Atômico. Atua também como artista da Segue Produtora.